terça-feira, 21 de outubro de 2008

Crise mundial


Conversando com um grande amigo esta semana, dr. Carlos Augusto Huszar, nefrologista, psicanalista membro do núcleo de psicossomática do HC e atuante na Escola de Psicanálise Lacaniana, ele me comentou algo que tem sido motivo de estudos junto aos colegas. Trata-se do processo de mundança da sociedade mundial.
Primeiramente, ele acredita que o capitalismo, esse que Marx se referiu, está com os dias contados. A globalização provou que este "ser" (capitalismo) não pode se auto-gerir. Os governos tomarão as rédeas. O Brasil está numa posição um pouco mais confortável por ter o controle do fluxo do capital há alguns anos.
É fato que as pessoas dos países capitalistas têm sido influenciadas pelo estímulo ao consumo desenfreado, nisso a mídia teve papel fundamental; a subjetividade humana tem sido cada vez menos trabalhada. Aquela sociedade patriarcal que tivemos no Brasil, e em vários outros países durante séculos, caiu por terra. Hoje, as mulheres têm papel importantíssimo, principalmente, nas grandes cidades.
Como ele mesmo diz, o ser humano está diferente. Vemos, hoje, pessoas psicóticas, desenfreadas, sem identidade e vazias, consumistas ao extremo.
A crise do mundo atual não tem hora pra acabar e um bom começo é trabalhar o que há de humano em nós, nossa história, nossa cultura e, por que não, um resgate do que grandes gênios da filosofia e arte nos deixaram.
Divido com vocês essa foto que fiz há 2 semanas. Reparem o que está escrito na camiseta: fé e honra. É a subjetividade sendo trabalhada.

Um comentário:

Unknown disse...

OI JAQUE!!!
MUITO LEGAL A POSTAGEM. ACREDITO QUE PODEMOS OLHAR MUITO ALÉM DOS NOSSOS OLHOS, COM OS OLHOS DA ALMA.
PARABÉNS, SUPER BEIJO!!
ME VISITE QND POSSÍVEL?
http://viapersonal.blogspot.com