"Tudo é liberdade: podes porque queres. A vontade liberta, porque a liberdade é criadora. Assim falou Zaratustra".
segunda-feira, 30 de junho de 2008
quinta-feira, 26 de junho de 2008
Cavalo de santo
Esse é o nome da exposição de Mirian Fichtner que estará no Centro Cultural da Justiça Federal RJ até dia 29. Pensamos que a maior comunidade espírita do Brasil está na Bahia, mas não está. No Sul é que se encontra a maior quantidade de religiões afro-brasileiras. Fazem despachos para proteger a cidade (incrível) e até no shopping!! Isso mesmo! Bem no meio do corredor! E olha que ninguém mexe e fica ali, exposta até o dia do despacho. Corram pois o material está incrível.
Tem também a exposição Reciclando o olhar de Sergio Cezar com maquetes de papelão. Muito boa. Em outra sala Destaques do fotojornalismo internacional. Tudo muito emocionante.
quarta-feira, 25 de junho de 2008
Conhecimento
Tive um professor neste semestre que me marcou pro resto da vida: Ivo Lucchesi. Pra mim, o cara é um gênio. Seu humor, sua pontualidade e seu conhecimento são inesquecíveis. O conteúdo que ele "me" passou, digo "me" pois 90% dos alunos não conseguem nem chegar perto do horizonte que ele aponta, faz uma grande diferença no meu trabalho. Dentre muitas coisas que li indicadas por ele, vou passar essa pérola:
"Para Kant, o mundo é o lugar no qual o sujeito, pelo investimento no saber, conquista a emancipação, condição mediante a qual o sujeito se habilita a desfrutar da liberdade".
terça-feira, 24 de junho de 2008
O mundo
Fiz uma matéria ontem e hj com vários artistas do neo-concretismo e cada um tem uma relação única com sua arte. Todas muito diferentes. E tudo isso muito diferente do mundo que vivo. E olha que vivo muuuuito!!! A relação do artista com sua arte tem outro tempo. Esse tempo que me perseguiu ontem, hoje... é tudo diferente. Que mundo é esse? No fundo, construímos um mundo pra nós, com nossas coisas, nosso tempo. O que não dá é ficar perseguindo a velocidade que nos é exigida nesse "mundo moderno". Vi uma definição desse planeta que vivemos muito interessante:
"... num espaço infinito, inúmeras esferas luminosas em torno das quais rodam dezenas de outras menores, quentes no centro e cobertas com uma casca dura e fria onde uma névoa bolorenta originou a vida e os seres conhecidos. Esta é a realidade, o mundo".
Nós somos quase nada.
domingo, 22 de junho de 2008
Mulher de um homem só
Quem resolve ser "mulher de um homem só" não é menos livre do que a mulher que intenciona ter o máximo de relações possível. Todas as teorias são claustrofóbicas, pois a tendência é sermos engolidos por elas e nos vermos obrigados a seguir um rumo que talvez não seja condizente com nossa inclinação emocional. Seguir nosso desejo é o que nos torna livres, e o desejo é variável, mutante, inclassificável - não pode ser considerado moderno ou antigo, é o que é.
E, mesmo que consigamos obedecer apenas aos nossos instintos mais naturais, com toda liberdade que isso implica, ainda assim pagaremos um tributo ao sofrimento, porque viver, seja da maneira que for, nunca será fácil.
E, mesmo que consigamos obedecer apenas aos nossos instintos mais naturais, com toda liberdade que isso implica, ainda assim pagaremos um tributo ao sofrimento, porque viver, seja da maneira que for, nunca será fácil.
Assinar:
Postagens (Atom)