sábado, 30 de agosto de 2008

Ver


E quem vê não somos nós,
não são os olhos do corpo.
Quem vê é o eu.

Balzac


"O desprezo geral constitui o mais terrível dos castigos, porque atinge a mulher no coração, e elas devem todas se empenhar em ser respeitadas, porque sem estima deixam de existir: por isso é o primeiro sentimento que elas pedem ao amor".


Ter-se a si mesma deveria bastar,
mas não basta.
Quer-se mais,
quer ser mais.


Comunicar


A arte comunica coisas da ordem do mundo, entretanto o modo com o qual ela realiza o ato comunicativo é que lhe confere singularidade e riqueza, razão pela qual a linguagem da arte não pode prescindir da cumplicidade de um "leitor" em quem não deve faltar a astúcia interpretativa.

O morcego


Meia noite. Ao meu quarto me recolho.
Meu Deus! E este morcego! E, agora vêde:
Na bruta ardência orgâniga da sede,
Morde-me a guéla ígneo e escaldante molho.

"Vou mandar levantar outra parede ..."-
Digo. Ergo-me a tremer. Fecho o ferrolho
E olho o tecto. E vejo-o ainda, igual a um olho,
Circularmente sobre a minha rede!

Pego um pau. Esforços faço. Chego
A toca-lo. Minha alma se concentra.
Que ventre produziu tão feio parto?!

A Consciência Humana é este morcego!
Por mais que a gente faça, à noite, ele entra
Imperceptivelmente em nosso quarto.

Augusto dos Anjos

Municipal


Quem disse que criança não gosta de música clássica?

Neste tempo onde tudo se dissolve tão rapidamente, onde não há tempo para absorver boa música, bom livro, esta cena me desconstruiu durante o trabalho. O pai todo tatuado, a mãe (com todo respeito) carinha de dona-de-casa e o filho ficou o tempo todo vidrado na música da Orquestra Sinfônica Brasileira. Uma cena linda. É só apresentar coisas boas que as crianças também são capazes de apreciar.

Indo contra a beleza juvenil, a cena que acabei de ver hoje foi chocante. Tudo bem, já sabemos que o jovem está "perdido"... que não é mais como antigamente... Isso que nossos avós falam e que me vi falando hoje também! Enquanto esperava meu filho cortar o cabelo, pela porta de vidro, um grupo de jovens, onde o mais velho não passava dos 14 anos, estava pronto pra "partir". Dois deles levavam um saco com 15 latinhas de cerveja, mais ou menos, cada um. Fala sério! Será que já estão na idade de beber sábado à noite, ou eu estou ficando velha careta demais?

O que eu queria mesmo era implantar um chip no cérebro do meu filho com informações do tipo: isso pode, isso NÃO PODE!!! Dizer, eu já digo. Será que minha voz não ficará tão baixinha na hora que a "galera" estiver falando alto? Alguém tem alguma receita?

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Fazer poesia


Me sinto fragmentos

que se unem numa só.

Uma só pessoa, que

vive mundos diferentes,

transita por entre imaginários distintos,

de pessoas distintas,

tratando de serem felizes.


quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Amigos


“E, quando aprendemos melhor a divertir-nos, esquecemo-nos melhor de fazer mal aos outros e de inventar dores”. Assim falou Zaratustra.
Um jantar, um encontro com duas pessoas queridas, capaz de operar o milagre da vida, do querer viver. De que vale a existência nessa terra, muitas vezes tão conturbada, tão corrida? Valem os amigos, as paisagens, o isolar do mundo e passear pelos pensamentos mais abstratos, os sonhos. Ver meu filho crescendo, participando, sonhando, aceitando. Aceitando que as pessoas são diferentes, os grupos, mesmo diferentes, têm sempre algo a dizer. E ele também diz, fala, não se cala. Transita entre dois mundos facilmente. Vive.

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Dia a dia

Não é maravilhoso acompanhar o desabrochar de uma rosa? Talvez poucos tenham os olhos abertos e o coração capaz de ver o milagre da vida. Um encanto. Doce viver com você.