sábado, 26 de julho de 2008

Sem dizer


Vale a pena ser discreto?
Não sei bem se vale a pena.
O melhor é estar quieto
E ter a cara serena.
Fernando Pessoa

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Sobre casamento


Coisas interessantes anotadas na agenda:
"Laços que teriam fundamentos no reconhecimento de duas liberdades. Esse casal equilibrado não é uma utopia; existe por vezes dentro do quadro do casamento, o mais das vezes fora. Aguns são unidos por um grande amor sexual que os deixa livres em suas amizades e ocupação; outros são ligados por uma amizade que não entrava sua liberdade sexual; há, o mais raramente, os que são ao mesmo tempo amigos e amantes, mas sem procurar um no outro sua razão exclusiva de viver. Numeroas matizes são possíveis nas relações de um homem com uma mulher: na camaradagem, no prazer, na confiança, na ternura, na cumplicidade, no amor, podem ser um para o outro a mais fecunda fonte de alegria, de riqueza, de força que se propõe um ser humano."

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Realidade


A câmara (de imagem) faz de cada pessoa um turista na realidade dos outros e, eventualmente, na sua própria realidade.

Susan Sontag

... continuo a ouvir o toc-toc da obra do vizinho, toc-toc em minha mente: rua... rua... rua....

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Tempo pra pensar


"Para ver muitas coisas precisamos aprender a olhar para longe de nós... Assim falou Zaratustra"

Amarrada, atada, impossibilitada de me mexer. Só resta a liberdade da mente que leva a vislumbrar horizontes distantes. Jamais pensei que o segundo andar de minha casa fosse parecer tão distante... Que o fato de não ver minhas plantas fosse me causar tanta saudade e, vê-las fosse me trazer tanto prazer, renovar minhas energias, abrir os horizontes de minha mente.

Ontem assisti novamente Janela da alma. Ouvi coisas tão lindas que já não me lembrava mais: as imagens que vemos são mediadas por nossos sentimentos. Isso explica o fato de que ver minhas plantas, minhas flores recém desabrochadas me trouxe uma vontade a mais de ficar logo boa pra poder ir pra rua!! Pra rua!! Rua: caminho de casas, muros ou árvores numa povoação; casas que ladeiam esse caminho; habitantes dessas casas; a plebe; o espaço compreendido entre as filas de qualquer plantação; interj. exprime despedida violenta.

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Gato figura


O gato é um bicho de estimação único. Tive um persa 14 anos que foi meu companheiro, me ajudou (pasmem) quando meu filho era pequeno e só eu sei que ele realmente entendia o que eu dizia. Particularmente, eu não gosto de cachorro. A dependência psicológica do cachorro me incomoda profundamente.

O animal de estimação costuma se adaptar ao estilo dos donos e, no caso do felino, à casa. Ganhei este gato, o Léo, há quase um ano. Ele é muito engraçado! Dê uma olhada no vídeo. Depois me conta.